Google Tradutor

quarta-feira, 24 de julho de 2013

E a Neve Caiu...

                               

                                             Neve em São Bento do Sul

               Olá a todos os nossos caros leitores! Bem, como presumiram pelo título e subtítulo, o tão aclamado fenômeno climático, agraciou a nossa cidade de São Bento do Sul. Na madrugada de segunda para terça-feira, por volta das 2 horas até às 4 horas, a chuva congelada deu lugar a tão esperada neve que caiu grossa e farta em nossa propriedade, foi um evento mágico, cessando os anos de sua falta, gerando um acumulo de 3 à 5 cm.
               Aqui, estando próximo do centro da cidade, o fenômeno veio "ralo" mesmo, mas na localidade de Rio Vermelho, Serra Alta, 25 de Julho e outras partes do sul da cidade, principalmente na área rural ou de mata, a neve veio com força, chegando em alguns pontos à 20 cm aproximadamente. Gerou alguns problemas elétricos no distrito de Volta Grande, na cidade vizinha, e alguns problemas na produção de hortaliças e afins, mas por aqui as cultivares de Lavanda e Frutíferas receberam com "alegria" o fenômeno, sendo o nosso único prejuízo no dia 23/07, algumas telhas quebradas e/ou rachadas por conta da temperatura negativa e a umidade.
               Porém, na manhã do dia 24/07 veio a geada, um fenômeno mais comum, mas que desta vez veio com grande força, chegando a acumular nas plantas camadas de até um centímetro de gelo, algo bem significativo, sendo que alguns cultivares não resistiram como o café e algumas frutas, já o "lavandal", como comentado anteriormente, recebeu novamente sem problemas este outro acontecimento, pelo fato de terem sido podadas corretamente já no início do outono, garantindo assim agora, na primavera, um florescimento generoso e com grande qualidade.
                Como a Little Shire sempre teve o intuito de repassar o seu conhecimento acima de tudo adquirido pela experiência, iremos agora ensinar a vocês uma técnica que disponibilizamos em nossa área cultivada, que é o encobrimento das plantas com plástico, formando relativamente pequenas estufas, e ainda colocando um pequeno vasilhame com brasas "vivas" sobre o solo, mas dentro da estrutura, criando um ambiente um pouco mais aquecido internamente, e vindo a proteger a planta dos efeitos destrutivos da geada, como o famigerado "sapecamento", que causa tantos problemas. Mas atenção, esta técnica deve ser usada em plantas que realmente necessitem de proteção, pois muitas espécimes necessitam da geada, neve ou ambos, para o seu desenvolvimento ou formação de aglomerados de açúcar, como em árvores frutíferas de clima temperado ou subtropical, como o pessegueiro, mirtilo, macieira, entre outros, mas também com algumas flores ou ervas, como a Lavanda.
                 Para finalizar, posso dizer que o saldo foi positivo, e que o uso de técnicas simples se torna realmente viável. Por isso venho aqui e tenho o prazer de passar-lhes estas dicas. Muito obrigado pelo prestígio, e continuem lendo, perguntando e sugerindo, isto é realmente muito importante para nós. MT.

                 A seguir algumas imagens:

 Proteção feita com plástico bolha e estrutura de gravetos para os cultivares de Gerânio Aromático.

Proteção feita com plástico comum para as cultivares de Physalis.

Proteção feita para os cultivares de Lavandula Stoecha (somente para garantir).

 Fotografia da neve na localidade de Rio Vermelho.
 
 


                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário