Google Tradutor

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pequenas Hortas, como fazer no aconhego do lar!



                        Hortas e Jardins Domésticos...

                      Olá à todos! É com muito prazer que venho hoje novamente compartilhar mais um artigo com os nossos queridos leitores! Bom, depois de alguns contatos trocados com leitores do blog(inclusive, estudantes de Engenharia Civil) cheguei a conclusão de que seria necessário realizar um artigo sobre um assunto muito emergente nos lares brasileiros, principalmente nas grandes cidades. Como produzir alimentos, temperos, ervas e flores no aconhego do lar? Especialmente se for um apartamento ou uma casa com pouco espaço disponível?
                          Pois bem, posso dizer que as suas dúvidas serão sanadas!
                          *Primeira pergunta à se fazer é - Quanto espaço eu tenho? Lembrando que o "espaço" também pode ser, varandas, sacadas, vigas... Lugares onde posso por pequenos vasos ou até mesmo recipientes suspensos!
                          *Quanto dinheiro posso gastar? Hoje podemos realizar obras como essas com um custo baixíssimo, reutilizando objetos que antes se consideravam lixo!
                          *Tenho condições favoráveis ao crescimento das plantas que desejo? Tais como, clima, iluminação, tempo, paciência... Sabemos também que nada adianta termos algo e não cuidarmos disto. Isso não é plenamente ter!
                          Basicamente são essas as primeiras atitudes a se tomar. Vamos então ao planejamento (usarei nessa edição um exemplo, para poder orientá-lo nas diversas situações, tais como: medidas, proporções, etc)
                          Temos 6 metros quadrados, sendo isso um pequeno espaço, dentro da própria casa, ao lado da área de serviço, para podermos facilitar o manejo e a limpeza (lembrando, que podemos também colocarmos esse espaço na sala como uma espécie de jardim de inverno). Recordando que o sol nasce no Leste e se põem no Oeste, preciso de uma Janela que permita no mínimo 8 horas de iluminação solar por dia (sendo, 4 horas no período da manhã e 4 horas no período da tarde). Por exemplo se tenho a minha janela plenamente direcionada somente para o leste, receberei luz solar apenas do horário que o sol nasce até o meio dia, e vice-versa. Porém, se a janela estiver direcionada plenamente para o Norte ou para o Sul teremos as 8 ou mais horas de iluminação necessárias diariamente! Veja e entenda por meio dessa ilustração:



                           Agora, que já vimos a questão solar, vamos ao solo. O melhor à que podemos recorrer dentro de casa para viabilizar a limpeza e acabar com as ervas daninhas é o substrato e a terra estéril, essas são opções fáceis e baratas de encontrar em lojas do ramo da jardinagem, como floriculturas. Esses produtos juntos, nutrem e oferecem uma boa base para diferentes tipos de plantas, além de evitar o nascimento e proliferação de ervas daninhas que são contraídas por terra e ou substrato contaminado por sementes ou rizomas dessas espécies. Para evitar o enfestamento dessas pragas no exterior da casa podemos recorrer à separadores/limitadores de grama que impedem o avanço delas por meio de raízes ou prolongamentos, mas como estamos dentro de casa essa possibilidade é nula. Para facilitar a limpeza e a manutenção do aspecto organizado de um espaço como esse recomendo o uso de cascalho ou cascas que também são encontradas em floriculturas, e que cobrem a terra, evitando a queda desta no chão e ou o aspecto feio proporcionado nos interiores pelo aparecimento da mesma!
                           Já que comentamos sobre o solo, iluminação e coberturas vamos à outra dúvida que não cála, "Quais plantas devo cultivar?" Resposta: Isso depende muito, primeiro se você desejar cultivar fora a sua horta, o clima vai influenciar, se for dentro não. Contamos com fatores como - tempo necessário de exposição ao sol, umidade necessária, alcalinidade e ou acidez do solo, aromas, cores, Necessidades, espaço necessário para o desenvolvimento correto da planta...entre outros... Todos esses problemas são resolvidos facilmente, mas o da alcalinidade e acidez, na maioria das vezes as pessoas não tem conhecimento da solução, pois bem, é simples, se você precisa de um solo acido como é o caso da hortência-rosa, reuna numa vasilha com água vários pregos, mas atenção, deixe os com a linha-d'água atingindo apenas metade da sua espessura! Mexa de vez em quando, para a ferrugem se soltar na água. Depois que a água estiver bem alaranjada misture um pouco de suco de limão, e misture mais água. Vá com o tempo despejando essa mistura de pouco em pouco nas procimidades do caule da planta até que ela fique perfeita!
                           Devemos priorizar em nossa casa plantas que não sejam venenosas, para evitar acidentes, além daquelas que apesar de serem bonitas inalam um aroma horrível! Use e abuse de Lavandas, gerânios-aromáticos, beijinhos, amor-perfeito, salvias-abacaxí,  medicinais tais como: erva cidreira, funcho, alfava-cheiro-de-anis, anis, menta e hortelã-pimenta, além de frutíferas pequenas tais como; morangos, Physalis... é interessante também incluir na lista trepadeiras e plantas em vasos suspensos, tais como brinco-de-princesa, lágrima-de-cristo, aspargos-vela,alecrim...
                           Mas acima de tudo, harmonise cada planta com a sua proposta de vida, necessidade, bem-estar, com a beleza da casa (incluindo os aromas), além de proporcionar à planta uma boa saúde, para que ela esteja no seu pico de esplendor! Respeitando-a! Seguindo essas dicas, você vai conseguir ótimos resultados, continue lendo e tirando suas dúvidas caros leitores, até mais Mt.

Aqui imagens de algumas plantas que talvez não conheça...

Brinco-de-pincesa.

Lágrima-de-Cristo.


                   Aspargo-vela.

        Physalis fruto

eArbusto da planta com os casulos que envolvem o fruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário