Google Tradutor

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Chá, uma bebida surpreendente" parte IV, calmantes...

                       Infusões Calmantes...
            
                                Olá à todos, boa noite! Nesta bela noite, onde aqui está 9°C, céu limpo e por isso todos dizem: -- Amanhã vai gear! Essa é a vida na região mais fria do Brasil. E logo depois dessa afirmação já completam com outra: -- E as nossas doces frutas, amoras, pêssegos... Todas vão ficar azedas, que tristezas! Bom, chega de poesia! Agora vamos tratar como diz o título de infusões que nos acalmam, e se preparem pois preparei um batalhão delas!
                               
                                Capim Limão
                                Comecei por esta pois acho a mais forte de todas, claro na minha opinião, cada um tem a sua! E tenho essa opinião pois os clientes da "Little Shire Tea" retrataram vários efeitos dessa erva...
                                Bom, vamos aos detalhes técnicos. O Capim Limão forma uma moita de aproximadamente 50 cm de altura, possue e se dispersa por meio de estolhos, os quais são parecidos com bulbos, mas não são bulbos! Os estolhos ocorrem em gramíneas, um exemplo é aquela raiz mais grossa da grama a qual usa para se dispersar pelo terreno, exemplos de espécies que possuem essa estrutura são: o morango, o hortelã, e gramíneas em geral. Para nós cultivadores essa estrutura é um presente divino pois quando chega a primavera podemos separar os estolhos e replantá-los e originar então novas plantas.
                               O Capim Limão possue folhas longas e finas que vem da base e fazem uma tangente como uma bromélia, as folhas as partes úteis possuem as bordas serrilhadas, as quais cortam tecidos animais com eficácia. As folhas a medida que envelhecem vão ganhando manchas escuras que lembram ferrugem, e essas manchas vão aumentando até que tomam a estrutura, mas isso não é algo ruim que deve ser retirado, é apenas um processo natural de envelhecimento da estrutura, porém na hora de consumir é bom retirar folhas tomadas por essas manchas pois alí os óleos essenciais já se esvaíram. O aroma é curiosamente cítrico mesmo não fazendo parte da família dos cítricos.
                               Essa espécie é creditada por ter substâncias que causam sonolência, claro, possue outras propriedades medicinais como diuréticas, expectorantes, febrífugas, enfim... Na "Little Shire Tea" já registramos casos onde o cliente tomou uma xícara de chá e acabou sentindo forte sonolência e teve que tirar um cochilo!
                               Alguns cuidados importantes com a planta é regar bem no início e efetuar a poda no fim do inverno de forma a tornar a extremidade superior reta, e para que com a primavera as brotações venham mais frondosas e exuberantes!


                               Detalhe onde mostra a moita que se forma, alguns ramos tomados por manchas escuras na extremidade inferior e vestígios da poda anterior nas folhas que se apresentam do lado esquerdo da imagem.

                              Melissa
                              É uma planta muito boa para acalmar, suas características são muito parecidas com a do Capim Limão, mas é um pouco mais fraca.
                              A Melissa cresce com o auxílio de um caule central geralmente lenhoso, quanto mais frio é o clima mais lenhoso fica o caule! As folhas verde escuro e de formato ovalado, floresce de meados do verão até o fim dele, a tonalidade da flor pode variar desde um branco até o rosado.
                              A Melissa possue efeito acalmante, expectorante e levemente digestivo. Sua dispersão pode ser por meio de estaquia ou por meio de sementes.

                               Ficheiro:Melissa officinalis - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-094.jpg Desenho técnico, que nos trás em detalhes as folhas, caule, flores e sementes.


                              Erva Cidreira
                              Essa espécie possue um aorma notável, e doce, cresce como um monte, cheio de folhas ovaladas e estriadas como as do hortelã, possue flores miudas e brancas à roxeadas.
                              A Erva Cidreira dificilmente excede os 50cm de altura. Sua dispersão pode ocorrer por meio de estaquia ou por meio de sementes.
                              Suas propriedades incluem acalmante, anti-inflamatória, digestiva e expectorante.
Imagem que mostra em detalhes as folhas e o conglomerado que forma a Erva Cidreira.Lmbrando que muitos confundem a Melissa com a Erva Cidreira, porém uma forma uma estrutura levemente arbustiva, pois podemos observar o caule, esta a Melissa. Já a Erva Cidreira como comentamos forma montes rasteiros.
                              

                                  Erva Doce
                                  A erva doce ou funcho, é uma espécie que vem de um bulbo, portanto sua dispersão é feita pela separação destes.
                                  O funcho possue ramos que saem da base e com o tempo e o aumento da quantidade destes forma um arbusto. Sua folhas têm o formato de agulhas, que se ramificam de outras ramificações dos ramos que por sua vez saem do bulbo. Seu aroma é característico, doce, muito doce! É Notável e quando o ramo é quebrado o cheiro aumenta ainda mais! Depende de regas constantes e no mínimo 8 horas de sol por dia.
                                 Recomendo esse site que oferece ótimas sementes: http://www.isla.com.br/cgi-bin/detalhe.cgi?id=482&grupo_secao=4&div=menu_isla_4_8

                            Nesta imagem é possível identificar detalhes das flores.

                         
 
                          Nesta imagem é possível observar como é o arbusto da Erva Doce.
                        


              Nesta imagem é possível ver os detalhes das folhas da Erva Doce.
  




                       Nesta imagem é possível identificar os bulbos da planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário